Cinco mitos sobre o uso da madeira na construção civil

Cinco mitos sobre o uso da madeira na construção civil

Quem está planejando construir já deve ter se deparado com lindos projetos de casas de madeira. Mas assim como ficamos encantados com essas obras, surgem inúmeros dúvidas sobre o uso da madeira na construção civil. É comum ter dúvidas a respeito da durabilidade e da manutenção desse material. Também é comum pensarmos se é seguro viver em uma casa de madeira.

Mas diante do pensamento sustentável, onde pensando em utilizar materiais que não geram impacto no meio ambiente, o uso da madeira se torna praticamente obrigatório.
Ainda mais nos dias de hoje onde podemos utilizar madeira de demolição e outros tipos sustentáveis que seguem essa linha de preocupação ambiental também na construção civil.

Outro ponto que nos leva a pensar em casas de madeira é a rapidez com que esses imóveis são construídos, uma vez que a estrutura vem pré-fabricada.

Confira as dúvidas mais comuns sobre o uso de madeira na construção civil:

Casas de madeira são resistentes?

Talvez você não saiba, mais a madeira é muito resistente, tanto que em países como Estados Unidos e Canadá a maioria das construções são feitas nesse material.

Edificações de madeira não queimam?

Segundo o Portal Madeira e Construção, uma edificação em madeira pode ser mais segura que uma de aço em um incêndio. Isso porque aquela camada superficial preta que se forma na superfície incendiada traz proteção para que a madeira não continue queimando.

Qual a melhor madeira para construção de casas?

Uma das melhores escolhas é a madeira de eucalipto, que já é coletada do reflorestamento. E, ao receber o tratamento, essa madeira se torna mais forte e impede a entrada de cupins.

Por que as casas de madeira são chamadas de construção limpa?

As casas de madeira são, geralmente, pré-fabricadas, o que pode ser considerado uma construção civil limpa. Isso é, a obra não exige a preparação de massas e por ter todas as peças prontas não há desperdício de material.

Usar madeira na construção civil estimula o desmatamento?

“Edificações em madeira não significa somente cortar árvores; envolve trabalhar com o ciclo natural da floresta para balancear o crescimento sem perdas”, explica o Portal Madeira e Construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *