Construção Civil: Capacete tecnológico permite visão de raio-X em paredes

Construção Civil: Capacete tecnológico permite visão de raio-X em paredes

A tecnologia tem modificado diversas etapas no trabalho da construção civil e a maior prova de que não há limites para o avanço tecnológico é o capacete que permite ver através das paredes. Isso acontece porque a viseira desse capacete acessa o Building Information Model (BIM), que é instantaneamente projetado em seu campo de visão.

Com este instrumento é possível ter uma visão de raio-X, permitindo que o profissional consiga ver se há canos de água, fiação, além de conhecer a estrutura da parede sem precisar quebrá-la, diminuindo assim o tempo de realização de reformas.

A novidade promete revolucionar o trabalho de arquitetos e engenheiros, que poderão coordenar melhor o trabalho por ver de forma ampla o que está por trás das paredes, fazendo projetos de forma mais rápida.

Imagine a situação onde é preciso quebrar uma parede, porém no meio do processo descobrem uma instalação hidráulica que se rompe, gerando desperdício, sujeira e atrasando a obra. O equipamento surge então como alternativa eficiente para acabar de uma vez por todas com este tipo de problema e agilizar os processos de construção e reforma.

Com o nome de DAQRI Smart Helmet, o capacete foi desenvolvido exclusivamente para empresas da construção civil, permitindo que construtores, engenheiros e arquitetos utilizem essa tecnologia revolucionária.

A proposta é facilitar o trabalho oferecendo a visão de raio-X aos profissionais da construção civil que poderão entregar trabalhos com mais rapidez e menor índices de falhas. “Ele habilita você a tomar decisões em campo, ao invés de esperar até o final do seu turno para verificar com seu supervisor”, declarou o diretor de produtos da DAWRI, Roy Ashok.

Nos Estados Unidos já há profissionais utilizando esse capacete comercializado em pequenas escalas no valor de US$ 15.000 (15 mil dólares), mas a aposta da empresa é que em breve esse equipamento seja popularizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *