Mercado da Construção Civil (atual)

Mercado da Construção Civil (atual)

Chama-se de construção civil todo empreendimento realizado em conjunto por engenheiros, arquitetos e outros profissionais do ramo da construção, de forma que elevem o crescimento de uma cidade, seja ela grande ou não. O papel exercido pela construção civil na sociedade vem aumentando a cada dia, principalmente de 2013 para cá. São novos empreendimentos imobiliários e comerciais que melhoram a inclusão social e a divisão mais correta dos espaços de uma zona, sejam estes públicos ou privados.

Crescimento Reconhecido

Um estudo realizado pelo Ibope Inteligências sob as projeções da consultoria LCA, determinou que 2013 foi um ano significativo para o mercado da construção civil. Houve um crescimento considerável de 2,9% no setor influenciado pela melhoria da economia e outras razões. Estes ganhos também devem permanecer para 2014, onde a perspectiva para este ano é de 3,9% de crescimento.

Com o tal avanço, diversos benefícios passam a existir tanto para quem consome os produtos vendidos como também para quem trabalha no setor da construção civil. Os valores de empreendimento particulares ou empresariais estão aumentando mais lentamente, pois os produtos geradores estão em preços congelados ou sem aumento excessivo.

Já para quem trabalha no ramo, houve uma melhoria mesmo os preços de custo sendo reduzidos. O Índice Nacional de Custo da Construção, o INCC divulgou alguns números relacionados a este avanço na construção civil. Veja alguns exemplos:

  • A redução dos custos com os empreendimentos que passou de 7,1% em 2012 para 6,5% em 2013.
  • O valor pago pela mão de obra melhorou 0,03% passando de 6,3% em 2012 para 6,6% em 2013.
  • Para 2014, a estimativa é que haja um aumento de 4,8% nos salários de quem trabalha no setor, direta ou indiretamente.

Desafios no Setor

Tal melhoria também traz alguns desafios para a área. Saber qual é o problema já é um passo para resolver e avançar mais ainda. Os dois maiores problemas são:

  • A presença da sustentabilidade na sociedade está cada dia maior. Adequar um novo empreendimento a um estilo mais sustentável de vida está cada vez mais exigido, porém nem todas as empresas visam esta mudança. A construção civil é, segundo a ONU, um dos setores que mais emitem gases estufa e carbono na atmosfera e isso deve mudar.
  • Escassez de mão de obra qualificada e com os devidos treinamentos.

Mercado da Construção civil sustentável

Como o assunto foi citado acima, este está entre os maiores desafios da atual construção civil. A importância de manter este tipo de construção em qualquer empreendimento ajuda a não agredir o meio ambiente consumindo menos os seus recursos naturais. Veja alguns exemplos de benefícios gerados pelas construções sustentáveis.

  • Consumo de menos energia, assim como dos recursos naturais.
  • Reduzir ou evitar o despejo de resíduos de forma indevida na natureza.
  • Preocupação com a reciclagem dos resíduos da construção tanto no próprio empreendimento como em outros setores.
  • Redução do impacto ambiental que a construção fará sobre o meio ambiente e sobre a sociedade de uma forma geral.

Vantagem sobre outros Setores

A atual condição da construção civil na sociedade fez com outros setores também ganhassem uma certa vantagem e crescimento. O setor de decoração foi um desses beneficiados, pois com novos empreendimentos nas cidades, maior será a procura por profissionais para a decoração de interiores, assim como lojas de móveis e utensílios do lar e comercial.

Da mesma forma, encontra-se na vantagem o setor de acabamento como pinturas, pisos, eletricidade, encanamento, entre outros. Por mais que partes destes serviços sejam inclusos na construção, sempre existem os acertos pessoais e neste caso, novos profissionais são contratados.

As perspectivas para que a atual situação da construção civil permaneça são boas e dessa forma, mais setores serão beneficiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *