Dicas e Cuidados para Instalação Elétrica

Dicas e Cuidados para Instalação Elétrica

A instalação elétrica de imóveis exige cuidado e manutenções constantes para não gerar problemas graves que colocam até mesmo a vida dos frequentadores do local em risco.

Sobrecarregar componentes elétricos, por exemplo, podem resultar em curtos-circuitos que trazem prejuízos incalculáveis, podendo queimar eletroeletrônicos, causar incêndios e até mesmo a morte.

Muitos dos problemas na instalação elétrica podem ser evitados, desde que os responsáveis pelo imóvel tenham a consciência dos riscos que esse sistema oferece e dos cuidados que se deve ter com ele.

Principais erros sobre instalação elétrica

Um dos principais erros de quem descuida da instalação elétrica de seu imóvel é não contratar profissionais habilitados para cuidar do serviço.

Um profissional do ramo, quer seja engenheiro ou técnico em eletricista, poderá realizar o trabalho com total segurança, garantindo instalações que não serão sobrecarregadas causando choques e até curtos.

O correto é sempre procurar por um profissional, este é um investimento que vale a pena fazer para preservar a vida de quem circula no imóvel e para evitar prejuízos financeiros.

Outro grande erro que, infelizmente, muitos brasileiros cometem é fazer ligações ilegais também chamadas de “gato”. O roubo de energia é um crime, e além de te colocar em uma situação complicada com a justiça (gerando multas elevadas), você ainda estará propenso a sofrer com vários acidentes por conta dessas ligações clandestinas.

Não existe outra opção de ligar a entrada de energia no imóvel: solicitando o serviço junto a concessionária de energia da sua cidade.

Outro erro que causa uma série de prejuízos é não ter um aterramento na instalação elétrica do imóvel. Esse aterramento é um item de proteção obrigatório que dará um caminho para as descargas elétricas.

Quem coloca aterramento garante que não haverá descargas elétricas entrando no circuito, o que poderia causar a queima de aparelhos eletrônicos, choques e até curto circuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *