3 Dicas para economizar com reformas residenciais
Está planejando reformas em sua casa e precisa de alternativas para controlar o orçamento?
Realmente é importante pensar nos gastos para não ter que parar a obra por falta de verbas, principalmente quando os reparos são essenciais para a segurança e conforto dos moradores da casa.
Para te ajudar a encontrar formas de manter os gastos das reformas residenciais dentro do orçamento, vamos passar algumas dicas fáceis para que quer economizar.
Pensando sempre em começar com um projeto definido. A troca dos azulejos de uma cozinha, por exemplo, deve ter um planejamento prévio de quando começar, as etapas que surgirão até o final do processo.
Nesse exemplo, o dono do imóvel pode escolher entre remover o azulejo antigo ou procurar especialistas para fazer a reposição de azulejo sobre azulejo, técnica nova que evita o quebra-quebra e torna as reformas mais “limpas”, econômicas e sustentáveis.
Com o planejamento nas mãos é hora de começar a anotar as dicas para economizar nas reformas.
Aprenda como fazer reformas residenciais sem prejuízos
- Compre apenas o necessário
- O planejamento da obra vai te ajudar a definir o que é necessário para as reformas que você deseja fazer. Evite modificar o projeto para não gerar gastos.
- Seguindo o exemplo acima, se você planeja comprar um tipo de azulejo e resolveu trocar parte de uma das paredes por pastilhas, terá um gasto extra na obra. Será que essa troca cabe no orçamento? É melhor repensar para não gastar mais do que realmente precisa e pode!
- Negocie
- Antes de fechar a compra dos materiais, é importante pesquisar os preços no mercado principalmente quando as reformas envolverem o acabamento que compromete de 30% a 40% do total da obra.
- Consulte os valores em vários fornecedores e negocie se tiver condições de pagar a vista pelo material adquirido.
- Contrate bons profissionais
- Profissionais especializados são essenciais para garantir que as reformas tenham sucesso.
- Quem não toma esse cuidado pode ter prejuízos como o gasto de material de forma desnecessária, o resultado final não satisfatório das reformas, além de uma série de problemas que podem surgir. É melhor contratar quem realmente sabe fazer!