Decoração sustentável visa escolha de matéria prima ecologicamente correta
O mercado de construção civil tem encontrado diversas formas de fazer obras sustentáveis. E esse conceito também começa a ser aplicado na decoração de ambientes.
A sustentabilidade faz escolha de materiais que sejam ecologicamente corretos, como tecidos de algodão, bambu, garrafas pet e outros.
Muitos profissionais do ramo já fazem essas escolhas em seus projetos arquitetônicos, mostrando que a construção civil tem muito a ganhar adotando este estilo.
Entre eles a arquiteta Vanessa Figueiredo que mostrou um de suas decorações na mostra Morar Mais Por Menos Minas Gerais 2016.
O trabalho da profissional, divulgado por sua assessoria de imprensa, mostra que ela substituiu elementos tradicionais por outros de cunho ecologicamente correto.
“Os tecidos usados são à base de fibra de algodão e bambu, garrafa pet e juta. Além disso, possuem alta qualidade. Já as madeiras, são todas certificadas ou provenientes de uma parceria entre o designer, que mora em Minas há quase 30 anos, Eduardo Eliotero, com Inhotim e a prefeitura de Belo Horizonte que doam para ele árvores que morreram naturalmente”, explicou a arquiteta.
Construção civil sustentável por fora e por dentro
O público brasileiro começa a repensar no seu consumo, fazendo com que o mercado de construção civil e decoração sustentável passe a ter um público fiel.
Vanessa faz parte do time de profissionais que já conhecem os elementos próprios para este tipo de obra e mudou até mesmo a tinta utilizada na pintura das casas.
“Troquei a tinta convencional por uma de base mineral e água, com a textura que imita o tecnocimento ou o cimento queimado. Tem a mesma beleza e a vantagem de não ser necessário o uso de massa corrida quando instalada sobre reboco. Essa tinta também permite a respiração da parede, graças ao não uso de resina acrílica”.
São vários os elementos que podem ser substituídos, tanto na construção das obras como na decoração delas. O mercado de construção civil está cada vez mais interessado em utilizar produtos sustentáveis, pensando na durabilidade do produto e na conservação da natureza.