Sistemas de fixação para balancim

Sistemas de fixação para balancim

A montagem de um equipamento de um sistemas de fixação para balancim deve ser confiável, estável, feito por profissionais qualificados e acompanhado pro profissional legalmente habilitado.

São muitas as formas de se fixar um balancim. O importante é sempre seguir as Normas para que não sejam utilizados sistemas com materiais proibidos ou formas de fixação fora dos padrões de segurança exigidos.

Sistemas de fixação para balancim

Listamos aqui algumas formas de como os sistemas de fixação para balancim que são usualmente utilizadas, sempre respeitando as Normas de forma que a prioridade da fixação seja a segurança dos operadores dos equipamentos. Um equipamento seguro e bem montado preserva as vidas dos trabalhadores.

NR18       

18.15.30 Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos devem ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado.

18.15.30.2 A instalação e a manutenção dos andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob supervisão e responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado obedecendo, quando de fábrica, as especificações técnicas do fabricante.

18.15.30.3 Deve ser garantida a estabilidade dos andaimes suspensos durante todo o período de sua utilização, através de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos específicos para tal fim.

 

Sistema com afastador em ancoragem pré-existente

Este sistema utiliza-se de ancoragens (arranques ou esperas de ancoragem) pré-existentes na edificação que deve ser precedida de estudos de verificação de  esforços sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado e de  afastadores conforme orientação do item 18.15.32 da NR18.

Neste caso específico o afastador fica no nível da laje de cobertura, entretanto  podemos utilizá-lo em platibanda ou beiral com estudo de verificação estrutural.

NR18    

18.15.32 A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante.

 

Sistema com vigas e amarração na laje de cobertura

Verificam-se 2 situações importantes nesta fixação:

  1.  A mureta (platibanda) é de alvenaria, portanto não é possível apoiar nenhum  elemento da fixação sobre a mesma. Sendo assim, há a necessidade de sobrepor a  platibanda. Neste caso foi utilizado o andaime para suspender a viga. A utilização  de viga I nas montagens de balancins são as mais comuns pois costumam se  encaixar na maioria das condições apresentadas pelas edificações.
  2.  A fixação foi feita através de cabo de aço amarrado na laje de cobertura. Pode ser  feita, caso exista na edificação, em vigas ou pilares com comprovada capacidade  para tal, conforme estabelece o item 18.15.32.1 da NR18.

NR18       

18.15.32 A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante.

18.15.32.1 A sustentação dos andaimes suspensos somente pode ser apoiada ou fixada em elemento estrutural.

Sistema com contrapeso 

O sistema de contrapeso é uma solução para quando não há sistema de ancoragem  pré-existente e elemento estrutural passível de amarração na edificação.

Deve-se atentar para que os sistemas de contrapeso sejam invariáveis quanto ao  seu peso e forma e ter seus pesos marcados nas peças.

NR18

18.15.32.3 É proibida a fixação de sistemas de sustentação dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro meio similar.

18.15.32.4 Na utilização do sistema contrapeso como forma de fixação da estrutura de sustentação dos andaimes suspensos, este deve atender as seguintes especificações mínimas:

  1. a) ser invariável quanto à forma e peso especificados no projeto;
  2. b) ser fixado à estrutura de sustentação dos andaimes;
  3. c) ser de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça; e,
  4. d) ter contraventamentos que impeçam seu deslocamento horizontal.

Para maiores Informações técnicas e comerciais, acesse:

www.andaimesmultiequip.com.br/balancim/

Share this post


Call Now Button